ENSINO SUPERIOR

Reeducandos de Alagoas realizam Enem nesta terça-feira

Por Assessoria 11/12/2018 - 09:50

ACESSIBILIDADE

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Em Alagoas, 185 reeducandos participam, nestas terça (11) e quarta (12), do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa (ENEM/PPL). As provas acontecem no Complexo Prisional, em Maceió, e no Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano.

A participação no exame acontece de forma voluntária e a inscrição foi feita pela Gerência de Educação da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris). O setor também é responsável por acessar os resultados e encaminhar os candidatos qualificados ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ao Programa Universidade para Todos (Prouni) e a outros projetos da educação superior.

Segundo a superintendente de Educação da Ressocialização, Genizete Tavares, a educação é uma oportunidade de recomeço. "A educação é a base para qualquer futuro. Trata-se da oportunidade do interno seguir um caminho diferente e melhor do que aquele que o trouxe até a prisão. O Enem traz esta oportunidade e abre um universo de possibilidades e caminhos a seguir", disse.

Atualmente, 36 reeducandos em Alagoas cursam o ensino superior através da modalidade Educação à Distância (EAD) nas unidades Baldomero Cavalcanti, Presídio Militar, Presídio do Agreste e Núcleo Ressocializador da Capital.

Aplicação das provas

Os exames são divididos em dois dias e constituídos por uma redação em língua portuguesa e quatro provas objetivas, sendo cada prova objetiva composta por 45 questões de múltipla escolha.

No primeiro dia do Enem, serão aplicadas as provas de Redação; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A aplicação terá duração de 5 horas e meia, contadas a partir da autorização do aplicador para o início das provas.

No segundo dia, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Nesse dia, a duração será de 5 horas.

 


Encontrou algum erro? Entre em contato